A N A T O M I L I A S (PARTE II) – “BODY FLOW” de Paulo Kussy

A N A T O M I L I A S – é um neologismo. Provém da junção de dois termos, a saber: Anatomia + Anomalia.

Começemos por partes; Anatomia é o ramo da biologia que estuda a estrutura e organização dos seres vivos.

Anomalia refere-se a tudo aquilo que apresenta uma anormalidade ou irregularidade evidente e contundente.

Se hipotéticamente nos cingirmos ao campo da biologia e for tomada como exemplo uma amostra populacional com a mesma irregularidade anatómica, esta mesma particularidade passará a ser a norma num cenário em que essa amostra se torne no grupo dominante.

Se esta irregularidade tiver o nome de hipermobilidade, ou seja, o transtorno do tecido conjuntivo (colagénio) que atinge todos as áreas do sistema locomotor, expressões como síndrome de Marfan ou o Síndrome de Ehlers-Danlos passam a ter lugar.

A ciência é ponto de partida para ANATOMILIAS – “Body Flow”, onde somos transportados para espaços arquitectónicos e surrealistas, nos quais corpos escultóricos, estilizados e alongados surgem inusitadamente numa conquista pelo protagonismo pictórico. Nestes espaços nenhuma acção ocorre de um modo normal, previsível. Ora um torcer, ora um alongamento, uma perfuração, todos os cenários são equacionados de um modo biomecânico.

As imagens representam instantes congelados de uma narrativa que teve a sua génese na primeira proposta de Anatomilias (2010), apresentando agora em 2015 uma frescura e um dinamismo contagiantes que auguram os caminhos para a terceira parte da trilogia, já na forja do autor.

Paulo Kussy, é um Artista Plástico que não se restringe apenas ao seu contexto local e usa a pintura, especialmente em acrílico para se expressar, mas poderia perfeitamente explorar a escultura, tendo em conta o perfeito domínio dos componentes que nos permitem “montar” e “desmontar “esta grande máquina que é o corpo humano e desta forma mostrar todo o seu esplendor e possibilidades estéticas inerentes. As suas propostas são seguramente contemporâneas e universais.

As obras de Kussy mostram um autor que vagueia pela história das artes visuais e vai buscar inspiração à perfeição do cânone estético da civilização grega, com todo o seu imaginário mitológico, ao fulgor dos grandes mestres renascentistas, às linhas de Piet Mondrian e Keith Haring, à Street Art (graffiti), com nomes como Daim e Mode 2.

O artista

Texto de curadoria:

A natureza não pode ser imitada ou “transcrita” sem ser primeiro desmontada e montada de novo. Esse é um trabalho não só de observação, mas também de experimentação incessante.

E. H. Gombrich – Arte e Ilusão, 1959

Na Antiguidade, médicos e artistas partilhavam o mesmo interesse pela anatomia, pelos primeiros numa tentativa de desvendar os mistérios do corpo e da vida ela mesma (conhecimento do corpo e as razões do seu funcionamento); pelos segundos, na busca da proporção, da beleza exacta que permitia aproximar o mundo dos homens ao dos Deuses.

Visivelmente influenciado pelo arquitecto romano Vitrúvio que, inspirado pelo modelo ideal da Grécia Clássica, faz emergir o conceito de “homem vitruviano” com as proporções e a geometria e mais tarde por Leonardo Da Vinci (1452-1519), que propõe num só esquema corpo/geometria e anatomia/movimento, o artista Paulo Kussy desconstrói o real/imaginário, desumaniza, descontextualiza, capta o anormal, o incompleto, o amórfico, propondo uma dimensão universal e surreal do objecto.

Esta contemporaneidade é visível igualmente ora pelo cenário e encenação, complexos como sendo o prolongamento do objecto pictórico ele mesmo, ora pela absoluta ausência destes num estado de apatia puro.

Nitidamente com uma narrativa experimental e futurista este “Perfect imperfections” onde corpo e movimento se encontram numa dança fusional e mecânica, permite ao espectador uma viagem sem precedentes num universo inabitável.

Contacto Telefonico

(+244) 930 340 168

Horários Galeria

Terça a Sexta-feira das 10h00 – 18h00 Sábados, Domingos e Feriados 10h00 – 18h00

Newsletter

Subscreve a nossa newsletter e recebe todas as novidades e ofertas exclusivas. Não enviamos spam.