Com a curadoria e produção da Movart ,e tendo como mecenas a empresa Novinvest foram apresentadas as obras de dois grandes artistas, Mariana Dias Coutinho e Valentim Quaresma, bem como uma galeria de artistas angolanos, entre eles: Januário Jano, Angel Ihosvanny, Ana Silva, Maura Faria, Cristiano Mangovo, Paulo Kussy, Mário Tendinha e José Silva Pinto.

Luanda, 02 de Setembro de 2015 – O edifício Dipanda, da Novinvest, empresa ligada à promoção imobiliária, acolhe no dia 16 de Setembro (quarta-feira), às 18 horas, a Exposição Internacional de Arte Contemporânea intitulada “Versus”, que fica em cartaz até ao dia 16 de Outubro de 2015.

Com a curadoria da Mov’art, vão ser apresentadas obras de dois grandes artistas, Mariana Dias Coutinho (pintora e escultora) e Valentim Quaresma (joalheiro e escultor), cujos trabalhos evocam o poder da imagem como representação romântica, poética e imaginária, num universo de contrastes entre o abstrato e o concreto, ambos com uma linguagem algo surrealista numa narrativa que coexiste nos valores de hoje em dia.

A Novinvest lança este primeiro projecto mecenas das artes em Angola, com o objectivo de apoiar e criar laços com parceiros de referência, apostando na inovação e qualidade dos artistas selecionados.

Esta acção de responsabilidade social vai também contribuir para a sensibilização de outros mecenas para o apoio à arte contemporânea em geral e em particular aos artistas nacionais, contribuindo, desta forma, não só para a multiculturalidade, mas também, para a preservação do legado histórico-cultural das artes angolanas, que se traduzem em obras únicas e riquíssimas. Artistas como Januário Jano, Maura Faria, Daniela Ribeiro, Paulo Kyssy, Ihosvanny, entre outros, vão estar representados através de algumas das suas obras.

Amarildo Van-Duném, administrador da Novinvest, refere que as empresas devem ter responsabilidade social e devem funcionar como promotoras do desenvolvimento sustentável das sociedades onde se integram.

“É com base nesta noção de responsabilidade, sustentabilidade e comunidade que, conjuntamente com a equipa da Mov’art, nos associamos a um projecto de Arte Contemporânea com a Exposição “Versus”, porque acreditamos que a Cultura faz parte da identidade de um povo e acreditamos que com isto existem valores de união, abertura e legado a preservar”, argumenta o gestor.

Para o administrador, Angola caminha rumo ao desenvolvimento, para o qual todos contribuem. “Foi com este propósito que abraçamos este projecto pioneiro de mostrar a Arte em locais inusitados, para assim podermos sentir e percepcionar a noção de que Arte é Arte em qualquer lugar, no Museu, na galeria de arte, na rua ou até mesmo no Edifício Dipanda, para o qual disponibilizamos um espaço à medida do projecto”, conclui.

Obras e Artistas

Mariana Mota Capitão Dias Coutinho, Artista residente no espaço cultural ME108, Membro associado da APAURB – Associação Portuguesa de Arte Urbana. Licenciatura em Conservação e Restauro de Mobiliário. Coletivamente desenvolveu trabalhos como “Take I” na Caulino Ceramics, Lisboa (2012); “Self Portraits” na Caulino Ceramics; “Um Retrato para Fernando Pessoa, Quadros e Quadras”, Comemoração dos 111 anos do nascimento do poeta.

Valentim Quaresma formou-se em Joalharia pela Ar.co, em 1991. Enquanto estudante trabalhou com a designer Ana Salazar. Em 1994, vence a competição Jovens Criadores da Europa na área de Artes Plásticas. Em 2002, desenvolve joias para o reconhecido criador de Alta-costura, Christian Lacroix. Em 2008, conquista o prémio “Acessories Collection of the Year” no concurso internacional ITS#7, em Itália.

Sobre a Novinvest

Empresa angolana de promoção, gestão e mediação de empreendimentos imobiliários, que pertence ao universo empresarial do Banco BAI.

A Novinvest está focada nos segmentos de habitação, comércio, escritórios e logística. Em 2014 o valor dos activos sob a sua gestão superou os 233 milhões de dólares e os projectos em estudo totalizavam mais de 12.000 m2. O portfolio da Novinvest distribui-se geograficamente por Luanda, Benguela, Restinga, Cabinda e Lubango.

Contacto Telefonico

(+244) 930 340 168

Horários Galeria

Terça a Sexta-feira das 10h00 – 18h00 Sábados, Domingos e Feriados 10h00 – 18h00

Newsletter

Subscreve a nossa newsletter e recebe todas as novidades e ofertas exclusivas. Não enviamos spam.