IXI: A cidade de Albano Cardoso

O fotógrafo e artista plástico, Albano Cardoso, apresenta pela primeira vez, “IXI/CITY”, no próximo dia 2 de Fevereiro, às 18:30, no novo espaço da Mov’Art, na marginal de Luanda.

Albano Cardoso repesca a palavra Kimbundo Ixi e a inglesa City para enfatizar grafias e códigos linguísticos distintos, embora com significados idênticos, revelam sentidos diferentes sob o olhar do artista. A City, o espaço, a estrutura e a mobilidade. E Ixi, o conceito, o sonho e as emoções.

As obras do artista carregam os seus sentimentos por Luanda, onde nasceu e para onde sempre volta. Albano Cardoso explora, nesta exposição, a sua visão local e global da cidade.

Organizada pela Mov’Art, a mostra de pintura, vídeo, fotografia e instalação de Albano Cardoso estará em exibição até ao dia 2 de Março próximo.

ALBANO Cardoso é natural de Luanda, viajou pela África Francófona, e países do Leste Europeu como desportista da Selecção Nacional de Angola. Tem formação pedagógica, vertente Línguas (Português/Inglês), pelo Instituto Normal de Educação. Leccionou no Liceu Mutu-ya-Kevela, em Luanda.

Nos anos 90, frequentou a Faculdade de Literatura, Ciência e Artes da Universidade de Michigan, Ann Arbor, nos Estados Unidos. Mudou-se para Portugal e, aí trabalhou com edição musical. 16 Anos depois, regressou a Angola e assumiu a prática das artes como elemento chave para abordagem do quotidiano angolano, no contexto pós-guerra.

Contacto Telefonico

(+244) 930 340 168

Horários Galeria

Terça a Sexta-feira das 10h00 – 18h00 Sábados, Domingos e Feriados 10h00 – 18h00

Newsletter

Subscreve a nossa newsletter e recebe todas as novidades e ofertas exclusivas. Não enviamos spam.