CRI’ARTE: Mulheres Unidas no Desenvolvimento de Angola

2ª EDIÇÃO DO PROJECTO CADERNO DE ARTE NA ESCOLA

SOB O LEMA “ MULHERES UNIDAS NO DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA / 31 de Março, 18h00

MEMORIAL DR. AGOSTINHO NETO

APOIOS: MAAN/ UNAP / MOVA’RT / CACAJ

MECENAS: MOV’ART – ARTE EM MOVIMENTO

  Numa era moderna onde vem sendo constante o desenvolvimento das mais diversas técnicas e tecnologias para as metodologias de ensino, a arte desde os tempos remotos tomou sempre posições inquestionáveis, pelas mais diversas formas de representação desde a pintura, escultura, tecelagem, desenho, etc. Com este espírito e profunda abrangência surgiu o projecto “ Caderno de Arte na Escola”, com objectivos predeterminados, voltados à instrução, à atribuição e reforço de competências científicas e técnico – profissionais em benefício dos alunos em fase de formação, de igual modo o resgate dos valores morais e cívicos através da arte, bem como a descoberta e promoção de novos talentos. Este projecto tem carácter educacional, formativo, sócio – cultural e económico, não lucrativo sendo elaborado e discutido por vários profissionais que estão directa e indirectamente, comprometidos com a formação integral e harmoniosa das jovens gerações, em particular e com o desenvolvimento de Angola, em geral.

Em paralelo, e porque Março significa Mulher, entendemos que numa era em que a mulher Angolana tem sido um grande exemplo para a sociedade, relativamente a resolução de problemas sociais, políticos e económicos, faria sentido um projecto dedicado à Mulher angolana. Esta mulher que é moderna, independente, batalhadora, que protege seus filhos, que forma quadros nacionais, que orienta uma obra e projecta edificações, que julga os que violam as leis; esta mulher que encanta o público com a sua linda voz, que salva vidas todos os dias. Com os ideais de Deolinda Rodrigues, Lucrécia Paim, e Teresa Cowen saudemos o mês da mulher sob o lema “ Mulheres Unidas no Desenvolvimento de Angola”.

Este ano, a 2ª edição do Projecto Caderno de Arte na Escola homenageia desta forma a mulher Angolana nos vários sectores da vida social, desde a Política, Medicina, Música, Educação, Cultura, Arquitectura, Artes, Economia, Direito, Comunicação Social, Engenharias, Defesa, Quitandeiras, etc, e apresenta 20 obras de arte no MAAN no qual 10 obras serão o resultado de um trabalho conjunto com crianças e jovens de rua.

A MOV’ART – Arte em Movimento, empresa ligada a projectos artísticos e culturais em geral em Angola, associa-se a este projecto como mecenas e cria a ponte entre o projecto “Caderno de Arte na Escola” com o Centro de Acolhimento de Crianças Arnaldo Jassen (CACAJ), que acolhe crianças de rua, criando em paralelo o projecto de responsabilidade social “CRIARTE”, com os objetivos de : criar um efeito positivo psicossocial com as crianças participantes e tentar definir/atingir um projecto individual de saída da rua; Comunicar e sensibilizar sobre a situação das crianças e jovens de rua em Luanda; Arrecadar fundos para o centro melhorar as instalações.

Neste projecto em especifico, o intuito é dar a estas crianças e jovens de rua a oportunidade de fazer uma obra artística com a ajuda dos artistas do projecto “Caderno de Arte Escola”, criadas durante algumas semanas nas instalações do CACAJ.