LAF – Sisterhood is Forever

“SISTERHOOD IS FOREVER” – Luanda e Lisboa numa irmandade colaborativa em Londres

A MOV’ART apresenta no London Art Fair de 17 a 21 de Janeiro próximo: “Sisterhood Is Forever”, uma série com novas práticas expositivas que resultam de uma colaboração e circulação intercontinental da artista angolana Keyezua e a portuguesa RitaGT.

“Luanda serve como uma fonte onde, ambas as artistas exploram o conceito de irmandade através da identidade, mas também, de novas práticas de colaboração África-Europa que desejam ir além das identidades binárias nacionais e pós-coloniais”, lê-se na nota curatorial.

Keyezua e RitaGT estudam, implicitamente, a “interseccionalidade como meio de adicionar um acordo justo à análise feminista, bem como, várias outras epistemologias emancipadoras”. Crendo que “é melhor reflectir sobre as realidades e multicamadas das experiências vividas, fornecendo igualmente, uma estrutura para identificar estratégias que possam realmente, apontar o dedo às condições de opressão na nossa sociedade”.

Com a finalidade de entender “realmente o problema e o que essas mulheres, abraçando a irmandade, têm em comum no dia-a-dia da vida”. A instalação que será exibida em Londres, evoca “arquitecturas e imagens vernaculares angolanas, a satirização de imagens exóticas africanas através de pinturas e colagens usando o corpo feminino como médium de diálogos sobre a irmandade”.

“Sisterhood Is Forever” é um título retirado de uma série antológica sobre a história das Mulheres e o Feminismo pela teórica, activista e escritora Robin Morgan. Além do desejo de aumentar a visibilidade internacional e a relevância das mulheres artistas de Angola e Portugal, Rita GT e Keyezua pretendem ainda partilhar este diálogo contínuo sobre “a criação de coalizões com base em afinidades e especificidades”.

Nesta 30ª edição da London Art Fair, a plataforma internacional Diálogos conta, pela primeira vez, com uma participação feminina exclusiva de artistas cujos trabalhos abordam o género e a identidade cultural. Ao todo, serão 24 mulheres de origem maori, curda, asiática e africana que sob a organização de Misal Adnan Yildiz, mostram os seus trabalhos que representam e recontextualizam a mulher.

A MOV’ART e suas artistas contam com o apoio especial da Air France e do Banco Económico neste projecto.

Keyezua, (Angola, 1988)
Keyezua é uma artista Angolana graduada pela Royal Academy of Arts, The Hague. A artista explora o renascimento Africano como um contador de histórias contemporâneo. A arte de Keyezua cresce em histórias individuais, retratadas em filmes, pinturas, poemas e esculturas. Ela acredita que um artista Africano só pode quebrar a epidémica imagem estigmatizada e o preconceito de África através dos media, quando os artistas quebrarem o silêncio pela arte Africana e expandirem as suas histórias indígenas com uma nova visão de África. O trabalho da Keyezua ja foi exposto em: Angola, Holanda, Africa do Sul, Estados Unidos, Inglaterra, Etiopia, Nigeria, Mali, entre outros.

Rita GT, (Portugal, 1980)
Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2003), pós-graduação na Escola Maumaus em Lisboa (2004/2005), frequenta o Mestrado – MFA em Malmö Art Academy – Lund University em Malmö, na Suécia.

Interventiva e crítica, nas mensagens que transmite com a sua obra, a artista aborda temas como: a memória, a identidade ou a importância da defesa dos direitos humanos. O facto de ter vivido em diferentes países faz com que tenha uma visão alargada, equacionando e valorizando diferentes culturas e pontos de vista da história. A simbologia colonial a que recorre frequentemente, define a sua identidade e linguagem artística. Através da imagem, da palavra ou da performance, revela uma postura de constante questionamento e experimentalismo, tanto material, como conceptual. RitaGT vive e trabalha entre Portugal e Angola.

Contacto Telefonico

(+244) 930 340 168

 

Horários de abertura

Terça-feira - Domingo | 10h00 - 18h00
(Incluíndo feriados)

Newsletter

Subscreve a nossa newsletter e recebe todas as novidades e ofertas exclusivas. Não enviamos spam.