Artistas | Mário Macilau

Mário Macilau

Mário Macilau nasceu em Maputo em 1984, onde vive e trabalha actualmente. Iniciou-se na fotografia em 2003 e tornou-se profissional em 2007, quando trocou o telemóvel da sua mãe pela primeira câmara fotográfica.

Macilau especializou-se em projectos de longo termo, focados nas condições de trabalho, de vida e ambientais que afectam grupos socialmente isolados.

A sua obra tem sido premiada e reconhecida no seu país e um pouco por todo o mundo em exposições individuais e colectivas. Foi um dos três artistas no Pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza, em 2015 e um ano depois, expôs os mesmos trabalhos em Nova Iorque.

Macilau faz parte da exposição itinerante Making Africa: A Continent of Contemporary Design, no Vitra Design Museum com curadoria de Amelie Klein e consultoria de Okwui Enwezor. O artista participou no Pangea: New Art from Africa and Latin America, Saachi Gallery, em Londres de 2014, como também na Bienal de Fotofest em Houston, Bienal Internacional de Casablanca, em Marrocos. Integrou a exposição colectiva pan-africana, durante a Bienal Africana de Fotografia em Bamako, Mali, em 2011. No Festival VI Chobi Mela Photo em Dhaka, no Bangladesh, também em 2011 e nesse mesmo ano, participou ainda na Photo Spring de Pequim, China, Lagos Photo na Nigéria, Bes Photo no Centro Cultural de Belém em Lisboa, Portugal e na Pinacoteca em São Paulo, Brasil.