Quem Somos

 

             A MOVART é a história de um salto de fé dado por sua fundadora, Janire Bilbao, em 2011. Durante uma visita profissional a Luanda, Janire conheceu um grupo vibrante de artistas angolanos cujos processos artísticos manifestavam suas discordâncias às angustiantes e complexas realidades sociais, celebravam sua “angolanidade” e referenciavam sua rica herança histórica e cultural – ao mesmo tempo em que afirmavam sua posição dentro de narrativas globais e politizadas. Janire prometeu criar uma plataforma internacional para promover tais trabalhos e criar sinergias entre artistas de várias partes do mundo.

            Começando como um conceito de exposições itinerantes experimentais em 2014, a galeria MOVART apresentou em grande escala instalações, pinturas, performances e obras de vídeo arte de artistas africanos contemporâneos, em uma série de dezesseis exposições em locais alternativos em Luanda e no exterior. De prédios abandonados não convencionais a emblemáticos “white cubes” institucionais – esses acontecimentos atraíram entusiastas da arte, colecionadores, visitantes internacionais e um público interessado em se familiarizar com a cena artística local. Dada a reação positiva do mercado local, mostrou-se óbvia a necessidade de um espaço de exposição permanente.

            A galeria MOVART – primeira galeria comercial em Angola – abriu suas portas no início de 2017 na Marginal de Luanda. Tendo como sua mais importante missão, garantir que o mundo conheça tudo o que a África e sua diáspora têm a oferecer – não por uma noção de “alteridade” ou exotismo, mas porque esses artistas expressam realidades e discursos muitas vezes invisíveis, ou sub representados, no cenário artístico internacional.

            A MOVART acessou novos mercados participando de várias feiras de arte em Nova York, Miami, Joanesburgo, Cidade do Cabo e Londres – provocando impacto e grande admiração em colecionadores e visitantes. Mostrando através de eventos e exposições que arte contemporânea africana não é um modismo, mas um elemento permanente no mercado de arte, permitindo que os artistas ganhem a atenção e o reconhecimento que merecem.

            Com foco em artistas angolanos, a MOVART está empenhada em elevar o seu perfil internacionalmente, expondo para uma audiência global à rica linguagem artística de um país pouco conhecido. A galeria MOVART também pretende ser um espaço para discussões dinâmicas e contribuições inovadoras em assuntos específicos de Angola e da África.

            A MOVART acredita na criação de um mundo globalizado, onde prevaleça uma expansão cada vez maior do pensamento e da sensibilidade, por isso, expõe as pessoas à diversas realidades, pois busca nossa humanidade comum e fomenta a construção de um olhar mais crítico sobre mundo em que vivemos, e é na arte que encontra a ferramenta essencial para se alcançar tais ideais.*

*Este texto de apresentação, foi construído com base em uma livre adaptação do Artigo escrito por Paula de Almeida na Art África Magazine sobre a Movart Galeria:  Creating Synergies for Africa and the Diaspora

A equipa

Janire Bilbao

Directora Executiva & Sócia

Lauren Pereira

Gestão de Projectos & Sócia

Delfina Capamba

Sócia Honorifica

Nelson Ferras Ngola

Logística

Pascoal Salitamba

Administrativo/Financeiro

Rosa Santana

Administrativa

Madalena António

Administrativa

Contacto Telefônico

(+244) 930 340 168

 

Horários de abertura

Terça a Sexta- Feira: 16h – 20h00

Sábado, Domingo e Feriados: 9h – 18h

Segunda- Feira: Encerrado

Newsletter

Subscreve a nossa newsletter e recebe todas as novidades e ofertas exclusivas. Não enviamos spam.